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sexta-feira, 5 de junho de 2015

Por que sua empresa deveria investir em Leis de Incentivo à Cultura?



O livro ART Restauro é uma publicação que vem para preencher uma lacuna artístico-cultural do mercado editorial.

Considerando as várias obras e prédios restaurados, torna pública as reformas de museus, espaços alternativos e prédios pertencentes ou não ao Patrimônio Histórico. Com isso, mostra os reflexos dentro do nosso País da efetiva participação de pesquisadores, arquitetos, professores, críticos, curadores e demais profissionais que atuam no segmento da arte. Assim a publicação contribui para a integração cultural e proporciona, ainda, a consciência coletiva e a democratização do acesso com a responsabilidade social e cultural. Informações: mx.marta@gmail.com

Por que sua empresa deveria investir em Leis de Incentivo à Cultura?

No Brasil existem diversas Leis de Incentivo à Cultura, grande parte das cidades brasileiras possuem sua lei municipal e também há as leis estaduais e federais.
Mas a pergunta que não quer calar… Por que a sua empresa deveria investir em Leis de Incentivo? Quais os benefícios para a empresa? Em qual Lei a empresa se encaixaria melhor? A maioria dos empresários, contadores e marketeiros desconhecem as respostas para todas essas perguntas.
Bom, primeiro é importante entender  que  a Lei de Incentivo Fiscal é a lei que oferece benefício fiscal à pessoa física ou jurídica como atrativo para investimentos em cultura.
Dependendo da lei utilizada, o abatimento em impostos pode chegar até a 100% do investimento.
Cada lei funciona de uma forma específica:
Leis Federais: oferecem isenção no Imposto de Renda das pessoas físicas ou jurídicas.
Leis Estaduais: proporcionam isenção de ICMS.
Leis Municipais: isenção de IPTU e ISS.
Quando a empresa resolve ser patrocinadora, fornece o dinheiro para a realização do projeto cultural. E esse dinheiro, ou parte dele acaba voltando para a empresa em forma de abatimento de imposto na hora do pagamento do tributo (Imposto de Renda, ICMS ou IPTU/ISS, dependendo da lei utilizada).
Não temos como listar aqui no post as especificidades de cada Lei, então vamos deixar alguns links para você se aprofundar no assunto, se for de seu interesse:
Você deve estar se perguntando, qual a vantagem para minha empresa?
  • Analisando o ponto de vista financeiro, dependendo do tipo de projeto cultural, a empresa pode reaver 100% do valor investido, o que com certeza é um bom negócio. Adiantando o próximo tópico, sua empresa também estará utilizando o dinheiro destinado ao pagamento de impostos com marketing cultural.
  • Já do ponto de vista mercadológico, a empresa estará trabalhando sua imagem institucional. E como atualmente há a necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis, investir em cultura pode ser uma boa oportunidade para unir a marca a uma boa causa cultural.
  • Ao patrocinar um projeto a empresa se diferencia de seus concorrentes a partir do momento em que adota para si determinados valores relativos àquele projeto, como tradição, modernidade, criatividade, etc. Além de ampliar a forma de se comunicar com seu público e mostrar para a sociedade que não está preocupada apenas com a lucratividade de seus negócios, mas também em fazer do mundo um lugar melhor.
Artigo publicado no blog cria mundo  / fonte:http://coletivocriamundo.com.br/por-que-sua-empresa-deveria-investir-em-leis-de-incentivo-a-cultura/